Para ser atendido basta levar um documento de identificação com foto e cartão do SUS
As testagens para malária são realizadas no próprio Cepem. Caso o resultado seja positivo, o paciente passa imediatamente por consulta médica e recebe, na hora, os medicamentos adequados. Em casos mais graves é encaminhado para internação no pronto atendimento do Cemetron. Já para as hepatites virais, após o diagnóstico, o paciente passa por consultas, exames e permanece sob acompanhamento médico até a emissão do laudo de cura.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a unidade tem grande relevância para o desenvolvimento da saúde no estado. “O Cepem conta com uma equipe de ponta, formada por profissionais e pesquisadores para atender e promover a saúde”, ressaltou.
Segundo o diretor-geral do Cepem, Mauro Shugiro, os serviços são prestados pelas equipes formadas por médicos, enfermeiros e biomédicos. “Aqui oferecemos atendimento por demanda espontânea, ou seja, o paciente não precisa passar pela regulação”, explicou.
Além da oferta desses serviços, pacientes em tratamento podem ser convidados a participar de projetos de pesquisa em andamento e, caso aceitem, são incluídos nos estudos.
Segundo o titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, os serviços de diagnóstico disponibilizados por demanda espontânea demonstram o compromisso da gestão estadual com o acesso à saúde e o combate às doenças na região.
QUANDO BUSCAR ATENDIMENTO?
É fundamental procurar atendimento médico ao apresentar sintomas de hepatite viral, que podem incluir fadiga, mal-estar, febre, dor abdominal, náuseas, vômitos, urina escura, fezes claras e icterícia (pele e olhos amarelados). Também é necessário buscar assistência em caso de sintomas de malária, como febre alta, calafrios, suor intenso e dor de cabeça.
Para o atendimento, o paciente deve se dirigir ao Cepem levando documento de identificação com foto e cartão do SUS, onde será atendido pela equipe.